CONSTRUÇÃO DE BRAÇO COLADO

By Beto Laureano - 00:43

.: Construção de Braço Colado :.


Bastante tempo sem escrever... eu sei, eu sei, isso é uma” falta de absurdo”. Me perdoem, o trabalho está intenso aqui na loja, e precisamos melhorar a cada dia! Muita responsabilidade. Aqui eu faço todas as funções de uma grande empresa, CEO, gerente, RH, compras, vendas, financeiro, Onbudsman, e por ai vai, mas beleza. Vamos em frente minha profissão é vender guitarras e afins e isso eu tenho feito!


Neste tópico especial, tentarei explicar de forma detalhada a forma como é construída e colado o braço das Les Pauls , SG´s , semi acústicas e todos os instrumentos com a famosa construção “SET IN”. Procurei inserir alguns comentários baseados na minha experiência, que não é grande mas tambem não é pequena, o que a faz diferenciada é minha boa memória e meu amor pelas Les paul, por falar nisso aguardem o terceiro capitulo da HQ: "Conhecendo o Sogrão"


Introdução: O que os grandes e reais especialistas em construção de madeira dizem é que a umidade do local onde a guitarra ou violão é construída é vital para o bom resultado final. Claro que a umidade da madeira é importante, mas pressupondo que estamos falando de uma boa construção, iniciar esse processo com a madeira com a maturação correta é pré requisito!


Imagine que a umidade influencia diretamente no tamanho da madeira, quando esta úmido ela se dilata, mais seco ela se contrai, são milímetros, mas na hora da colagem de um braço isso tem uma diferença significativa na qualidade da construção que traz resultados diretos no sustain e na afinação, exemplificando, digamos que exista uma grande variação de umidade da noite para dia em uma fabrica, de manhã a madeira se expande e de "tarde" ela "diminui ", esse proscesso é totalmente variável, não é uniforme, nisso se perde a exatidão da colagem, por isso, a uma Les Paul, não basta ter braço colado, tem que ser bem colado. Um clássico exemplo de um braço aparafusado é nossa les paul condor retratada no tópico sobre sua aposentadoria.


As fábricas da Gibson, por exemplo, estão em locais com umidade uniforme e o fato da fábrica de violões ser em Montana foi planejada baseada nisso, escolheram a cidade devido às suas condições climáticas para posteriormente construir a planta nesse local.

As fotos abaixo foram tiradas dentro das fábricas da Gibson em Nashville e Memphis, em uma viagem que fiz a convite da Royal Music em novembro de 2010 para conhecer essas maravilhosas instalações. Sou grato e muito ao Zé Luiz, ao Luiz e ao Renne, que me permitiram realizar esse sonho e, claro, a todos os clientes e colaboradores da Barramusic, no meu Facebook tem quase 2 centenas de fotos.

Imagens valem mais que mil palavras!

Uma bela imagem, fábrica da Gibson em nashville, uma Custom ainda em processo de criação.
Essa foto ilustra o local exato do encaixe.

Abaixo uma bela imagem, modéstia à parte, essa foto tirada na fábrica de semi acústicas de Memphis mostra tudo!
depois ou antes dela nenhuma informação é relevante!

Processo de secagem da cola





Um braço de um Custom 59


Uma bela imagem...


O braço de uma Les Paul Custom signature Slash, vi uma igual na Guitar Center de Nashville por U$ 16.500,00


E por Último mas não menos importante o encaixe do corpo!



Obrigado a todos pelo apoio e até a próxima! Beto Laureano

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários